sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Fotografia, uma paixão ♥

"Você não tira a foto, você faz a foto" - Antônio Carlos Freitas (Prof. Adjunto da UERJ)

Essa foi uma das primeiras coisas que aprendi em relação à fotografia, no primeiro encontro da disciplina "Fotografia Científica" da pós-graduação. A partir daí, minha vontade de aprender mais sobre fotografia, só aumentou.


Eu sempre gostei de fotografar! Desde criança, ficava meio fascinada com as câmeras. Sempre pedia pra colocar e também "rebobinar" o filme. Mesmo quando a câmera estava sem filme eu pegava pra ficar brincando, fingindo que eu estava fazendo as fotos. Um amigo dos meus pais que era fotógrafo, nos deu de presente, há muitos anos atrás, uma câmera analógica da Olympus e um flash que ele não usava mais. Eu brinquei com a câmera até conseguir uns defeitos a mais nela. Aí... veio a era maravilhosa da fotografia digital. 
Minha primeira câmera digital era também webcam, daí você já imagina a qualidade da imagem né?! UÓ (Agora todos Faz UÓ - desculpa, mas não podia deixar passar a piadinha! hehe). Depois disso minha irmã ganhou uma câmera Samsung bem melhor que a minha e ficamos usando essa por um bom tempo. Depois de um tempo, juntei uma graninha (juntei messsmo cada centavinho que eu podia da 'bolsa-miséria' que a Uerj me pagava na graduação rs) e comprei minha primeira câmera digital compacta, uma Canon Powershot A480 vermelha!

Meu primeiro amor ♥

Nossa, foi amor à primeira foto! Eu fotografava tudo! Eu disse TUDO! Ela tinha um macro bom e a qualidade da imagem me agradou demais, porque era bem superior à pobre da Samsung que eu usava. Porém, contudo, entretanto.... Eu sou a Raquel né?! Minha câmera linda, poderosa (cof cof) e vermelha foi pro beleléu! Levei a câmera pra um trabalho de campo na Ilha Grande e na volta, quando cheguei no píer e fui descer do barco, a minha bolsinha que eu estava usando atravessada, com a câmera dentro simplesmente arrebentou e caiu no mar (eu levava a câmera, dinheiro, celular e chave nessa bolsinha atravessada, porque eu tinha um acesso mais fácil a esses objetos que eu usava mais, se não teria que pegar isso na mochila tamanho família que eu levava pra lá)!!! Podia ter arrebentado dentro do barco ou depois que eu já estivesse no píer, mas nãããão.... Murphy não vai com a minha cara. Ele já estava querendo me sacanear há um bom tempo e o raio da bolsa arrebentou no meio dos 2 segundos que eu estava entre o barco e o píer!!!! A maré estava alta e puxando muito. Meu amigo bem que queria mergulhar pra pegar minha bolsa, mas não dava porque o mar estava batendo e ele podia se machucar. Tive que ir embora vendo minha bolsinha com o meu primeiro amor afundar.. :( Foi triste e chorei durante uma hora seguida. Depois parei, porque no fim das contas, tô acostumada a perder as coisas! Meus amigos que o digam. Então, passei aí mais uns dois anos mais ou menos sem um amor pra fotografar. Nesse tempo pesquisei qual câmera me atenderia melhor no bolso e nas funções e me preparei para comprá-la próximo ao início da disciplina que eu já estava esperando há anos pra fazer. Chegando a data de irmos pra Ilha Grande ficar sete dias fotografando somente, comprei meu mais novo e atual amor (pelo mercado livre), a Canon Powershot SX40. Ela tem um zoom poderoso de 35x, um macro de 0cm e outras funções muito boas. Mas como nada é perfeito, tem seus contras também... Focar com ela por exemplo, às vezes é bem complicado. Mas mesmo assim, estou muito satisfeita com ela.

Meu segundo e atual amor  ♥
Essa câmera é uma câmera compacta avançada, e não uma reflex boladona (depois vou fazer um post falando das diferenças), mas já estou de olho em uma delas pra comprar depois que eu virar uma pessoa assalariada ;)
Uma coisa é verdade, a câmera ajuda muito na hora de fazer uma foto bonita, mas... quem faz a foto é o fotógrafo! Seja amador ou profissional, sempre quem faz a foto é você e não a sua câmera. Por que usar o verbo "fazer". Porque tirar uma foto qualquer um tira. Pra tirar uma foto basta duas coisas: ter uma câmera e apertar o botão de disparo. Só isso. Mas a gente sempre quer uma foto bonita né?! E uma foto bonita exige técnica. O mínimo de técnica q você já consegue fazer uma foto.
A câmera não tem noção de distância focal, de composição, de exposição, etc... Isso tudo, é a gente quem sabe. A câmera é só um instrumento. E apesar a minha não ser um instrumento de maior qualidade, já fiz umas fotos que eu julgo bem legais com ela. Vou mostrar algumas que fiz durante a disciplina:







Todas essas fotos forem feitas na Vila de Dois Rios na Ilha Grande, onde fica localizado o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS) da UERJ e onde fiz muitas disciplinas e participei de algumas pesquisas.  Espero que gostem das fotografias! Mais posts sobre esse meu hobby, virão! :)

bjos,
Raquel ♥



2 comentários: